HomeAtividades extracurriculares

Atividades extracurriculares: Ballet, Capoeira, Inglês, Informática e Música

Os alunos poderão ter atividades extra curriculares, que serão adicionadas à mensalidade, pois não estão inclusas

Conheça mais sobre as atividades

Balé

ballet

Na escola o balé é uma modalidade da dança adotada na educação infantil para as meninas visando um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.

São utilizados passos de balé clássico, mas a ênfase maior se dá a partir do conhecimento das diversas possibilidades corporais diante de desafios enfrentados pelas crianças no decorrer das aulas. O centro das atividades é a criança, seu interesse e sua expressão corporal são relevantes à aquisição de novas habilidades motoras pertinentes ao seu nível de desenvolvimento.

As aulas são complementadas com atividades ginásticas, que propiciam também um aumento do acervo motor. Assim a criança pode compreender o seu limite e as suas possibilidades de ação corporal.

Inglês

As aulas de inglês têm como objetivo proporcionar à criança um vocabulário básico utilizando-se do seu cotidiano e sua realidade. Assim fica mais fácil de a criança aprender através de jogos, dramatização e exercícios de listening and practice, atividades que estimulam a memória, o raciocínio, a observação e a atenção, tornando a aprendizagem significativa.

O Inglês para as crianças deve ser dinâmico e despertar o gosto pela segunda língua. Aos poucos, a criança se familiariza e assimila os elementos da nova linguagem, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna

Informática

Sabemos da importância da Informática nos dias de hoje e como nossas crianças já nascem nessa era digital torna-se muito importante a utilização do computador e da internet na escola. As aulas de informática priorizam a utilização do computador como ferramenta relacionada aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Desta forma além de saber manusear o computador, os alunos também aprendem a lidar com as informações e a explorar adequadamente este recurso em suas atividades escolares.

Capoeira: a cultura brasileira no toque do berimbau

Apresentação
A Capoeira é uma arte genuinamente brasileira criada pelos escravos africanos trazidos para o Brasil Colonial. A partir de uma adaptação de uma dança africana, os cativos criaram uma luta para fugir das senzalas e da opressão para a liberdade dos quilombos. A arte da capoeiragem foi proibida e perseguida até 1937, quando o Presidente Getulio Vargas assinou um decreto liberando todas as manifestações afro-brasileiras, dentre elas a Capoeira. De arte proibida para manifestação genuinamente brasileira a capoeira evoluiu, absorveu influencias de outras lutas, adicionou evoluções de outros esportes (como a ginástica olímpica) e transformou-se em uma arte abrangente que encanta praticantes e expectadores em mais de 150 países onde é praticada.

A Capoeira abrange luta, dança, musica e canto, história e folclore, na prática, cada “face” da capoeira contribui em um aspecto na educação e formação do praticante. Esta proposta tem o objetivo de lecionar a Capoeira de forma objetiva, com um rigoroso planejamento de aulas, e um sistema objetivo de graduação e avaliação do praticante, tornando um ensino de capoeira uma pratica agradável e segura para os seus praticantes.

Ensinando e Aprendendo a Capoeira

A prática da Capoeira proporciona:

1. luta: Os movimentos de defesa e ataque tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades motoras, dentre elas força, agilidade, equilíbrio, auxiliando na saúde física e mental do praticante, além da defesa pessoal, torna o praticante mais seguro no seu cotidiano.

2. dança: A capoeira é denominada como uma “luta dançada” ou uma “dança de luta”, pelas expressões citadas é fácil perceber a intimidade da capoeira e a dança, junto com o maculelê e o samba de roda, ritmos dos folguedos do folclore brasileiro, consagradamente incorporados pela capoeira. Esta união se transforma em uma opção para a melhora das habilidades ritmo, flexibilidade, simetria corporal, além de ser uma ótima atividade de lazer!

3. Musica e Canto: não podemos falar de Capoeira sem falar do berimbau, dos lamentos vindos do tempo da escravidão, as juras de amor, os grandes mestres, a musica e o canto permitem uma viagem no tempo, uma aula de historia de um tempo que ela era apenas contada. A musica e o canto diminuem a timidez, a socialização, a criatividade, uma atividade de lazer, pois quem canta os males espanta.

Considerações Finais

Nos dias atuais, a prática da Capoeira tem se mostrado um ótimo instrumento de complementação educacional, permite aos seus praticantes bem estar, uma atividade física abrangente criada e aperfeiçoada em sintonia com a evolução da sociedade brasileira.

Música

O ensino da música na Educação Infantil além de contribuir no processo de socialização, tem por objetivo desenvolver a percepção, sensibilidade, criatividade, motivação, aceitação, atenção, disciplina e participação.

A música é a organização do som e do silêncio sendo, portanto um fenômeno sonoro que depende do elemento tempo e ocorre nos campos perceptivos, tanto externo como interno. Mas além desta organização sonora, a música é um meio de comunicação que proporciona um espaço para escutar uns aos outros, de conhecer e aceitar a si mesmo. A comunicação musical proporciona alegria através da convivência com essa pratica musical.

Através das aulas, os alunos conseguem se expressar por meio de gestos, aquilo que não conseguem expressar por meio de palavras.

As aulas são trabalhadas de forma lúdica, explorando a coordenação motora (esquema corporal e coordenação sensório-motora).
Vivenciando música, os alunos desenvolvem o gosto e a sensibilidade musical e a expressão corporal.

Voltar à Home

Chuva de Estrelinhas | Copyright 2009 © | R: São Domingos, 48/54/56 | Bela Vista| São Paulo | SP | Tels (11) 3104-3982 | 3107-3382 |Fale Conosco
Desenvolvido por A.U.