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Aspectos pedagógicos

Pressupostos pedagógicos e princípios gerais

A Educação infantil, corresponde a educação desde o nascimento até os cinco anos . Considerada uma etapa essencial,  ela que dá os fundamentos primordiais do desenvolvimento da criança.

Como fase inicial dentro de uma dimensão permanente suporte em todas as etapas da vida do homem,  a educação infantil torna-se muito importante para o desenvolvimento coordenado no plano físico, psíquico, cognitivo e social da criança.

O potencial que a criança traz ao nascer,  num processo interativo com as condições oferecidas pelo meio ambiente, irão encaminhar o seu grau de desenvolvimento, sua maneira de sentir, pensar e agir. Sem saúde, alimentação, atenção e estímulos, a criança morre ou fica atrasada  em seu desenvolvimento.

Os primeiros seis anos são determinantes na vida de uma pessoa. Segundo Rudolf Lanz. O homem  aprende em seus três  primeiros anos de vida mais do que em seus estudos acadêmicos.

Em geral, a criança aprende a andar, a falar e a refletir antes de completar seu terceiro ano de vida. Esse aprendizado é o fundamento da existência humana e essas  três atividades só podem ser aprendidas em contato com outros seres humanos.

Aos 3 anos, a criança já tem formado sua estrutura básica de linguagem, aos 4 anos ela alcança praticamente, 70% de seu desenvolvimento intelectual e aos 6, terá formada as bases de sua personalidade, das quais a  auto-imagem é o mais importante. Seu sucesso na escola, seu comportamento na adolescência e na vida adulta vão depender de sua formação até essa idade.

A Educação infantil oportuniza situações  em que a criança amplia seus conhecimentos, desenvolve a experiência e a consciência da própria capacidade de escolha, o espírito critico, o pensamento, a expressão pessoal  e grupal, através das mais variadas formas, registrando-se, inclusive sua introdução no processo de descoberta e utilização da linguagem escrita.

A criança é o centro do processo educativo ,  mas o professor exerce um papel essencial como definidor da intencionalidade educativa e da caracterização da atividade pedagógica.

Portanto,  o Professor de educação infantil deve ter o conhecimento da realidade social em que vivem as crianças , dos fatores de desenvolvimento infantil , da teoria  e das técnicas mais adequadas, deve ter hábitos e atitudes de segurança , confiança , cooperação  e qualidades pessoais para o seu trabalho.

O trabalho pedagógico de educação infantil , tem como base a realidade sócio-cultural das crianças , as áreas de seu conhecimento e seus objetos de estudo(Língua portuguesa ,Matemática, Ciências, Estudos sociais, Educação artística e Educação Física).

Para promover a articulação necessária de todos os aspectos, optamos por uma prática pedagógica interdisciplinar , que efetiva através  de temas norteadores.

Esses temas tem o papel de serem os fios condutores do trabalho pedagógico, buscando a integração das atividades de forma que não haja perda de valor e da função social de cada área do conhecimento.

Os temas norteadores foram selecionados levando-se em consideração as relações estabelecidas entre  a criança e o meio natural e social,o que ela sabe, conhece e faz saber acumulado historicamente pela humanidade

Para cada norteador, trabalhado no bimestre, foram criadas várias atividades, que serão trabalhadas de forma integra e contextualizada, por se vinculam as situações do dia-a-dia das crianças.

Desta forma para o desenvolvimento do trabalho pedagógico foram selecionados os seguintes temas norteadores:

1 Bimestre – A criança e os grupos sociais

2 Bimestre – A criança e as necessidades básicas

3 Bimestre – A criança e a natureza

4 Bimestre – A criança e os meios de transporte e a comunicação.

No trabalho com os temas norteadores, é de fundamental importância que professores utilizem diferentes formas de pesquisas, tais como livros,gravuras, historias, músicas, revistas, filmes etc.

Esses materiais deverão fazer parte da vida escolar, como também não se pode desconsiderar as inúmeras possibilidades que o contexto exterior oferece a escola,tais como museus, teatros, cinemas , correios, feiras, supermercados e fábricas etc.

Outro aspecto importante a ser considerado é que o trabalho com os temas norteadores  possibilita atender aos diferentes níveis de interesse das crianças, pois os temas podem gerar atividades variadas,de modo a ampliar o universo do conhecimento das crianças.

Portanto, cada tema pode ser dividido em subtemas , dependendo do interesse da turma .O professor pode aproveitar situações inesperadas e não planejadas (para que não se faça do tema uma camisa de força) e assim tornar o trabalho pedagógico dinâmico e vivo.

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